Porque é que os gatos não gostam de música?



Há muitos gatos que não gostam de ouvir música nem sons altos na rua. A justificação é relativamente simples: os gatos ouvem frequências diferentes de nós, o que significa que também são especialmente sensíveis a certos sons. Foi exactamente a pensar nisso que uma equipa de investigação de Wisconsin, nos Estados Unidos, desenvolveu música para gatos. 





Porque é que os gatos não gostam da nossa música?


A música que ouvimos ajusta-se às frequências que o ouvido humano ouve e proporciona-nos sensações agradáveis. No entanto, é normal que a música de que gostamos não transmita as mesma emoções aos nossos felinos. Depois, ainda é preciso ter em consideração que os gatos captam frequências diferentes das nossas. 

Num estudo conduzido em 2015 nos Estados Unidos por Charles Snowdon, Davie Teie e Megan Savage estudou-se a resposta emocional dos gatos à música. 47 gatos participaram no estudo! 

Como é a música para gatos?


Os gatos têm uma resposta positiva natural a alguns sons - o ronronar da mãe, os sons de mamar e os pássaros, que despertam o instinto caçador dos gatos. As músicas que desenvolveram para gatos baseiam-se nestes três sons. Usam sobretudo frequências baixas (55-200 hertz), que também são agradáveis para os homens. Os investigadores sugeriram incluir harmonias e sons puros que simulam o ronronar dos gatos ou os sons que associam à mãe.

Os gatos tiveram um comportamento positivo - orientaram a cabeça na direcção do som, estavam calmos, deslocaram-se e deram turras na coluna de som e ronronam. Nenhum destes comportamentos é normal quando os gatos ouvem música humana. No entanto, nota-se a diferença consoante a idade do gato: os mais jovens e os mais séniores reagem mais rapidamente. 




Que benefícios tem a música para gatos? 


A música para gatos pode ser benéfica para acalmar gatos que perderam da mãe. A música simula o som do ronronar e do amamentar, o que reduz a ansiedade de separação. Claro que também pode recorrer a sons mais comuns, como o tic-tac de um relógio. 



Comentários

Mensagens populares