Como estudar música sozinho?






Muitas pessoas começam a aprender música logo em criança, em escolas de música ou em conservatórios. No entanto, há muitos músicos que aprenderam música sozinhos ou de ouvido. E nunca é tarde demais para começar!


Hoje em dia há muitos vídeos e tutoriais para estudar música na Internet. Pode começar no Youtube ou em plataformas e-learning como o Udacity ou o Udemy. Apesar de não estar a aprender música “sozinho” porque há alguém a guiar o programa, exige muita autodisciplina e capacidade de se organizar. No entanto, é o suficiente para dar os primeiros passos: aprender os primeiros acordes e como posicionar as mãos.


Alguns instrumentos, evidentemente, são mais fáceis de aprender do que outros. O violino é quase impossível de aprender sozinho, mas a guitarra é mais fácil. Só precisa de ter uma guitarra de qualidade média para começar a aprender e pode aprender as primeiras canções assim. Só para técnicas mais complexas, como o shredding, tremolo, glide ou tapping, é que deve procurar aulas de viola ou de guitarra eléctrica.


Outra vantagem de aprender a guitarra ou o piano, que são instrumentos populares, é que pode procurar vídeos dos guitarristas e pianistas originais. Se não encontrar as notas ou instruções online, pode olhar e tentar aprender pelos vídeos dos concertos ao vivo. Quanto ao equipamento, também não falta informação sobre extras de que pode precisar (amplificadores, cordas, palhetas, etc) em fóruns dedicados à música, que são uma grande ajuda.


E, claro, a parte principal para aprender música é pegar no seu novo instrumento! Explore-o, aprenda a sentir-se confortável, e comece a tocar. Vai descobrir coisas novas todos os dias. Mas se tem medo de se lançar sozinho, também não há nada de erro em procurar aulas de música ou verificar o preço de aulas na Fixando.


Comentários

Mensagens populares