Michael Jackson: as histórias de uma vida [cronologia]

50 anos recheados de sucessos, mas também de muita polémica.

29 Agosto 1958 - Nasce em Gary, Indiana, um subúrbio de Chicago, estado do Illinois.

1968 - a Motown assina com os Jackson 5, grupo que junta os cinco irmãos Jackson, supervisionados pelo pai. "I Want You Back", o primeiro single, é editado um ano depois e torna-se um sucesso imediato.

1970 - o sucesso dos Jackson 5 é estrondoso, com vários singles a atingir o 1º lugar do top americano. Michael, que conta 12 anos, torna-se o principal vocalista do grupo.

1979 - chega a emancipação a solo com Off The Wall, produzido por Quincy Jones. O disco vende 7 milhões de cópias e afirma Jackson como artista de pleno direito. "Don't Stop Till You Get Enough" é uma das canções mais memoráveis.

1982 - a escalada do sucesso prossegue. Thriller, o álbum que se segue, torna-se o disco mais vendido até então e combina sucessos musicais com telediscos icónicos, como o comprovam "Billie Jean", "Beat It" e "Thriller".

1987 - o auto-proclamado "rei da pop" vai cinco vezes ao primeiro lugar do top de singles norte-americano. Bad popularizou canções como a que dá nome ao disco, "Man In the Mirror" e "Dirty Diana".

1991 - Dangerous vende 20 milhões de cópias em todo o mundo, mas é tido como um sucesso menor, face aos números estrondosos dos seus antecessores. É na arte do videoclip que Jackson se mantém no top: os 11 minutos de "Black and White" (com um "cameo" do então popular Macauley Culkin, de Sozinho em Casa são uma extravagância maior.

1993 - o visual "mutante" de Jackson acentua-se e o cantor é obrigado a explicar a Oprah Winfrey que padece de uma doença de pele, que a torna cada vez mais branca. Confessa também que foi violentado pelo pai enquanto criança. No mesmo ano é acusado por uma criança de 13 anos de abuso sexual perpetrado no rancho Neverland, "parque de diversões" do músico.

1994 - numa manobra inesperada, casa com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley.

1995 - o best-of HIStory fica aquém das expectativas, no plano comercial. Não era esperado que uma colectânea de Jackson vendesse "apenas" 2 milhões de discos nos Estados Unidos.

1996 - divorcia-se de Lisa Marie Presley. Casa com Debbie Rowe, uma enfermeira que terá engravidado através de inseminação artificial. Prince Michael Jackson Jr. Nasce em Fevereiro de
1997 - Jackson e Rowe são também pais de uma menina, Paris Michael Katherine, nascida em Abril de 98.

1999 - divorcia-se de Debbie Rowe, ficando com a custódia dos filhos.

2001 - Invincible, o primeiro álbum de originais em 10 anos, é um flop. Custa, alegadamente, 30 milhões de dólares a gravar.

2002 - uma imagem que valeu mais do que mil palavras: Jackson é fortemente criticado depois de agitar o seu terceiro filho, Prince Michael II, no exterior de uma janela de um quarto de hotel. Culparia, posteriormente, "o calor do momento". A mãe, essa, é anónima.

2003 - o documentário Living With Michael deteriora ainda mais a imagem pública do músico. Jackson conta ao jornalista Martin Bashir que dorme com crianças, frisando que a natureza das relações não é sexual. No mesmo ano é novamente acusado de abuso sexual de um menor de 12 anos.

2005 - Jackson é absolvido dos crimes de natureza sexual de que fora acusado.

2006 - o rancho de Neverland é encerrado. As dificuldades financeiras acumulam-se.

2009 - Jackson anuncia que vai actuar "pelo menos 10 vezes" em Julho, na O2 Arena, em Londres. Disse ainda que estes seriam os últimos concertos da sua carreira. Não foi a tempo de cumprir a promessa.

Fontes: CNN, allmusic.com,
Blitz

Comentários

Mensagens populares