MySpace. Onde o virtual se torna real.

O MySpace é a maior comunidade on-line do mundo. Actualmente é constituído por 188 milhões de pessoas; a crescer numa média de quase 1 milhão por dia. Encontra-se dividido por quatro áreas: MySpace Music, MySpace Film, MySpace Comedy e MySpace geral (sem designação específica). É um espaço onde os utilizadores têm acesso imediato, e de uma maneira simplificada, à troca de palavras, som e imagem.

O MySpace Music (por exemplo) já contém, por defeito, um media player. Basta a qualquer músico transferir os seus MP3 do seu computador pessoal para o MySpace. Para além disso, este também aloja imagens e vídeos. E... está tudo dito! É a coisa mais fácil do mundo entrarmos numa página que automaticamente nos deixa ouvir a música do Artista e... enquanto ouvimos, vemos o que ele tem para nos dar. Acresce a isto a possibilidade de lhe escrevermos um e-mail, de comunicarmos com ele em tempo real e também de lhe podermos enviar um "Comment" (texto ou imagem), que assim se tornará público na sua página. Tudo isto desde que, evidentemente, o Artista aprove. E, assim, vai aumentando o nosso número de amigos. Estes que, à partida, figuram como virtuais, podem-se tornar de uma grande importância em termos reais, diria mesmo profissionais. Nestes três meses de vida do meu MySpace já recebi 12 convites de artistas dos mais variados sítios do mundo para projectos futuros.

Tento, sempre que possível, falar desta realidade aos media porque creio que a maioria dos nossos artistas - meus colegas - não se vai dando conta que aquilo a que chamamos de Site Oficial hoje não passa de um sítio estático - face à dinâmica de comunidades virtuais como o MySpace (dado que a "engenharia" que está por detrás de cada página é a mesma para todas - daí o seu êxito).

Aponto o meu próprio exemplo: o meu site www.juliopereira.pt teve 40.000 visitas em três anos. E não sei quantas vezes as pessoas ouviram a minha música. Enquanto que a minha página no MySpace www.myspace.com/juliopereira em 3 meses de vida teve mais de 15.000 visitas, 21.000 plays e 4.700 amigos! O meu último disco teve em duas semanas mais de 500 críticas (felizmente boas)!

Chamaria a isto uma questão de optimismo. Há que encarar o futuro passando além do nosso pequeno país. Em todo o sítio do mundo há pessoas. Ouvidos, olhos e sensibilidades. Agradeço a todos os que simpaticamente "invadem" o meu MySpace com os seus gentis comentários. Mas trabalhei para isso. Não facilitemos. Cada um de nós tem de investir. O mundo só nos pode conhecer... se nos dermos a conhecer. Espero que todos os meus colegas músicos, que de algum modo andam apreensivos com o rumo da nossa actividade, - e criadores em geral - deêm um passo rápido até à... Net. É lá que está o futuro. Que já é presente.

Falei de música? Claro. É isso que faço. Mas acredito que os artistas plásticos, as galerias, os espaços físicos de eventos culturais, os agentes, os fotógrafos, todo aquele que produz um objecto artístico acabará por ter a sua página no MySpace.

Júlio Pereira

Lugar no Top Artists - Portugal:
Fusion: 1º
Acoustic: 2º
Folk: 4º
Resultados do www.myspace.com/geografias (espaço que Júlio Pereira criou apenas para mostrar conteúdos do disco e sem qualquer tipo de manutenção) no espaço de 2 semanas:
Views: 2.400Plays: 3.400Friends - 340

Comentários

Mensagens populares