Geografias: O Regresso de Júlio Pereira

O CD Geografias, à venda em Portugal a partir de 18 de Junho, e em Espanha edição Resistência, marca o reencontro de Júlio Pereira com o virtuosismo do músico que, num passado ainda recente, revolucionou o panorama da música instrumental portuguesa, nomeadamente com Cavaquinho, Braguesa e O Meu Bandolim.

Em mais de 30 anos de carreira assinou 15 discos de autor, 30 como produtor e mais de 50 como instrumentista para além dos inúmeros concertos em Portugal e na Europa e ainda como convidado de alguns artistas estrangeiros como The Chieftains, Pete Seeger e Kepa Junkera.


Passada esta última década onde assinou produções discográficas que consolidaram o seu percurso musical, é com este disco que Júlio Pereira retoma de forma renovada, o seu desempenho de multi-instrumentista singular reencontrando aquele que foi o seu primeiro instrumento musical: o Bandolim.

Acompanhado por Miguel Veras (viola) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa), bem como pelas vozes convidadas de Sara Tavares e Marisa Pinto, Júlio Pereira percorre em Geografias sonoridades de mundos com muitas latitudes e padrões acústicos.
Mas, se há contextos locais e regionais de referência, neste disco cruzam-se na universalidade sem lugar da própria música.

Desafiante e surpreendente é, como acontece em Geografias, o encontro do bandolim mediterrânico, da guitarra portuguesa e do bouzouki celta com a obra plástica de Salomé Nascimento que assina esta capa de luxo.

O novo CD assinala, além disso, o regresso de Júlio Pereira ao palco.
É nele que assenta a construção do seu novo concerto, a apresentar a partir de Setembro em Espanha e Portugal.

Comentários

Mensagens populares